sábado, 19 de julho de 2014

Panquecas Paleo com Cobertura de Iogurte e Chia


Utilizar farinhas que tenham um baixo índice glicémico, na elaboração dos nossos pratos, é uma ótima escolha, pois não vai provocar uma exagerada libertação de insulina pelo nosso organismo (hormona responsável, entre outras coisas, pela acumulação de gordura... ohhh nãaaooooo!!!). Comparando o valor nutricional de várias farinhas, até podemos cair na tentação de optar por aquela que tem menos calorias por 100g de produto. No entanto, a maior parte dessas calorias, vem dos carboidratos, precisamente os que fazem elevar a glicose sanguínea e consequentemente os níveis de insulina!
Nesta receita, a base da panqueca foi feita com farinha de coco! Apesar dela ter um valor energético elevado, cerca de 550 kcal/100g, a maior parte desse valor vem da gordura (o que é ótimo pois não tem impacto algum na glicemia e ainda nos deixa saciados por muito mais tempo!), é rica em fibras e tem ainda um valor proteico cerca de 10 vezes superior ao das demais farinhas, sendo por isso uma boa alternativa nas dietas low carb. ;) A farinha de coco pode ser feita em casa :) (ver receita aqui).

Ingredientes:

Panquecas: (6 unidades)
- 1 banana grande
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de farinha de coco
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de vinagre de maçã

Cobertura:
- 1 iogurte grego
- 5 morangos
- 2 colheres de sopa de sementes de chia
- 1 colher de sopa de coco ralado


Devem começar pela cobertura. Para isso, basta bater o iogurte com os morangos e o coco, juntar as sementes de chia e levar ao frigorífico por cerca de 15 minutos. As sementes de chia vão formar um gel que irá dar uma textura mais cremosa. 
Enquanto isso,  podem preparar as panquecas. 
Colocar no processador os ingredientes da massa e triturar tudo até obter uma massa homogénea.
Derreter um pouco de óleo de coco na frigideira, verter um pouco de massa, espalhá-la pela base da frigideira e dourar dos 2 lados.
Depois podem colocar nozes, morangos cortados aos pedaços e polvilhar com canela :)


5 comentários:

  1. Só uma dica: coco ralado, farinha de coco, banana e chia juntos aumentam sim a liberação de insulina... e não é pouco!

    ResponderEliminar
  2. Oi Gustavo! Tchiii este post já foi há 2 anos e fizeste-me lembrar desta farinha!! Foi uma farinha que comprei na altura; eu também não conhecia, mas ela é acastanhada precisamente por conter a fibra do coco (e não estou a falar da que vem polpa, mas sim da casca mesmo); lembro-me que na info nutricional, em termos de CHO tinha muito pouco mesmo. Essas fibras e a chia dão uma segurada no IG, e entendo que a própria gordura tanto do coco como das nozes faz isso também. Também sabemos que a resposta insulínica é individual. Foi nesse sentido que defendi esse ponto de vista do IG nesta combinação. Grata pelo comentário!

    ResponderEliminar