terça-feira, 12 de agosto de 2014

Iogurte Natural, Iogurte Grego e Soro de leite (Whey)

Com 1 l de leite integral (eu usei o leite do dia, que não foi desnatado) e 1 iogurte natural (não açucarado), podemos fazer em casa os nossos iogurtes e ainda, se assim entendermos, obter o soro do leite (whey), que podemos usar em batidos, gelados, crepes...

Eu faço na famosa bimby, mas pode ser feito num fervedor com tampa, no fogão.

Basta aquecer o leite, a uma temperatura de 50ºC (4 minutos, TºC 50, Vel 1), misturar o iogurte (15s vel 4), e abafar (eu uso um saco de plástico à volta da bimby e cubro com uma mantinha polar) durante 8 horas (eu faço sempre durante 1 noite).

Desta forma temos iogurte natural (que vai ter uma consistência viscosa) que podemos usar diretamente ou distribuir por potes de vidro e depois, cabe à imaginação e ao gosto de cada um adoçar com fruta cozida, gelatina, doce...etc.


Se quisermos fazer iogurte grego, teremos que fazer o processo de extrair o soro de leite (whey). O soro de leite é o resíduo que se forma após a fermentação, rico em proteínas de elevado valor biológico e para o obter, basta colocar o iogurte num filtro (eu uso aqueles de pano para o café) e esperar que escorra o precioso líquido amarelado (demora umas largas horas). Esse soro deve ser guardado no frigorífico. 


O iogurte, que fica no filtro, adquire assim a consistência cremosa, típica dos iogurtes gregos :)


Sem comentários:

Enviar um comentário