sábado, 13 de dezembro de 2014

Índice Glicémico

Um pãozinho torrado ao pequeno almoço com uma meia de leite (magro); a meio da manhã umas bolachinhas de água e sal e uma frutinha; ao almoço uma massa integral...ou uma baguete de pão integral com pasta de atum ou de delícias e por aí vai...


De manhã a fome é louca, e chega-se a meio da manhã, as mãos e as pernas tremem de fraqueza e na mente a obsessão de um croissant ou qualquer coisa doce para reverter aquela sensação de hipoglicemia o mais rapidamente possível. Ainda nem 1 hora se passou e já se está com fome outra vez e pensa-se: "mas como é possível?? Ainda há pouco comi e parece que estou em jejum..." Sair à rua sem o pacotinho de bolachas integrais na mala ou sem a barrita de cereais é impensável, pois há que se estar prevenido para se der aquela fraqueza...  

Quem se identifica com este padrão? 

Porquê que isto acontece? Estes sintomas são os típicos de um ciclo de picos de glicemia gerados por escolhas alimentares erradas, que elevam rapidamente o açúcar no sangue e levam a um aumento na libertação de insulina pelo pâncreas, para que essa glicose possa entrar nas células. Uma vez que sai da circulação, os níveis de glicose voltam a baixar rapidamente e o nosso organismo é fantástico em detetar estas oscilações...então envia logo mensagens ao sistema nervoso autónomo que desencadeia todos os sintomas desde tremores, fome, ansiedade, sudorese ou até mesmo sintomas desencadeados pela falta de glicose no cérebro tais como a fraqueza, dificuldade em se concentraçar, confusão mental, perturbação da visão..e o ciclo repete-se. 

É assim importante estarmos familiarizados com o conceito de Índice Glicémico dos alimentos. 

O Índice glicémico reflete a concentração de glicose no sangue após 2 horas do consumo de determinados alimentos,  tendo por base um alimento referência que é uma solução de glicose pura (cujo índice glicémico é 100). Dependendo do tipo de alimento ou da combinação de alimentos, podemos ter respostas glicémicas distintas, daí ser importante sabermos o que estamos a comer, que combinações inteligentes podemos fazer e qual o impacto dessa refeição na nossa glicemia. 

Se para quem sofre dos sintomas acima descritos é preocupante, imaginem quem é portador de doença como DIABETES tipo 2, que diariamente luta para manter estáveis os seus níveis de glicose sanguínea. Nestes casos gera-se uma resistência à insulina, ou seja, as células deixam de responder a esta hormona e mais glicose se acumula no sangue. Ademais, em muitos casos, a diabetes pode mesmo se instaladar devido a oscilações constantes e diárias destes níveis de glicose sanguínea, muitas vezes por puro desconhecimento...por escolhas alimentares erradas baseadas em ideias que estão atualmente ultrapassadas por completo. (o pãozinho integral...a bolachinha integral...) e o interessante é que pode reverter-se este quadro, com uma dieta baixa em hidratos de carbono!!

Assim, alimentos de alto índice glicémico são aqueles que são rapidamente digeridos e absorvidos e apresentam um maior efeito na glicemia. Quais os alimentos que fazem então elevar a glicose no sangue? 
Todos aqueles ricos em hidratos de carbono mas principalmente aqueles feitos à base de farinha de trigo como pão, biscoitos, croissants, bolachas, tartes, crackers, bolos, massas, pizza..., os cereias (como por exemplo o milho, arroz, aveia...), as frutas (as mais açucaradas) e o mel.



Manter níveis baixos de glicemia é imprescindível e isso é possível! Basta diminuir o consumo de amido da dieta. Em vez da torradinha  porque não optar, por exemplo, pelos ovos?  

Numa pesquisa pela internet encontrei no portal de saúde do Brasl, disponível em: www.saude.gov.br/nutricao esta "pérola", um guia de bolso sobre alimentação! 

Com informações como esta, fica-se baralhado, há ainda muita resistência em mudar uma ideia preconcebida, com décadas de existência! Mas a ciência não tem parado ... E nós? Deveremos ficar passivos ou acompanhar as evidências? Só como exemplo, atentem à regra número 2 de uma alimentação equilibrada:


 "são a mais importante fonte de energia e devem ser o principal componente da maioria das refeições, pois são ricos em carboidratos"
É precisamente por serem ricos em carboidratos, que devem ser consumidos em moderação!!

"Distribua seis porções desses alimentos nas principais refeições diárias". 
Sendo o grupo dos cereais o que mais faz elevar o índice glicémico, porque razão as indicações são a de consumir 6 porções deste grupo?

"Nas refeições principais, preencha metade do seu prato com esses alimentos". 
Metade do prato devia ter era verduras e legumes!!

"Se utilizar biscoitos para os lanches, leia os rótulos"
..e que tal não utilizar de todo biscoitos para os lanches??

"Escolha os tipos e as marcas com menores quantidades de gordura total, gordura saturada, gordura trans e sódio" 
Não é a gordura a má da fita!! A gordura NÃO FAZ AUMENTAR A GLICEMIA e não há evidências de que a gordura saturada esteja relacionada à maior incidência de doença cardíaca, doença metabólica e dislipidemia (antes pelo contrário!!).

Façam boas escolhas, Shut Up...and Eat Paleo!

Sem comentários:

Enviar um comentário