terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Empadão de Atum e Abóbora


Ingredientes:

- 1 cebola grande (cortada às meias luas)
- 2 dentes de alho picados
- 1/4 de pimento vermelho picado
- 1 alho francês cortado às rodelas
- 2 tomates maduros
- 2 latas de atum
- 2 chávenas de abóbora cortada aos cubos
- 3 raminhos de couve for
- 2 colheres de sopa de queijo ricota (ou queijo fresco)
- 4 ovos
- azeite, sal, pimenta preta, mangericão seco, flocos de pimenta 

Numa panela, cozer a abóbora com a couve flor. Escorrer bem e triturar. Deixar arrefecer (enquanto se preparam os restantes elementos), juntar o queijo e os ovos batidos. e voltar a triturar. Temperar com sal, pimenta preta e mangericão e reservar.
Refogar a cebola com alho e azeite até esta ficar macia. Juntar o alho francês, o pimento vermelho e o tomate picado e cozinhar por mais 10 minutos. Escorrer o atum e com a ajuda de um garfo, juntar ao preparado anterior. Temperar a gosto e quando perfeitamente cozinhado, envolver no creme de abóbora com ovo. Transferir para um tabuleiro e levar ao forno durante cerca de 40 min (até ficar dourado). 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Pão Paleo



Ingredientes: 
1 chávena de soro de leite (aproveita-se quando se faz queijo fresco) ou 1 chávena de água
1 colher de sopa de fermento 
1 colher de chá de mel 
1,5 colher de sopa de manteiga 
3 ovos inteiros
1 chávena de sementes de linhaça moídas na hora 
1 chávena de farinha de amêndoa
 3 colheres de sopa de polvilho doce
1 pitada de sal. 

Juntei o soro de leite com o fermento e o mel e aqueci a 37ºC durante 2 min, mexendo sempre (usei a bimby, o que facilita muito neste processo). Juntei a manteiga e os ovos e bati tudo. Por fim juntei as farinhas (previamente misturadas numa taça de vidro) com o sal e envolvi (na bimby, na velocidade 2 e por fim 2 min na velocidade espiga).
Transferi a massa (que tem uma consistência similar a um líquido grosso) para uma forma retangular de silicone (adoro, pois não precisa untar, nunca agarra, desenforma facilmente e não custa a lavar) e levei ao forno durante cerca de 50 min, sendo que nos últimos 15 coloquei uma folha de papel de alumínio por cima, para que cozesse bem por dentro sem tostar por cima. Estará pronto quando o teste do palito der a sua sentença! (deverá sair seco depois de espetado no pão)
Fica ótimo este pão!! 


sábado, 17 de janeiro de 2015

Capuccino



Ingredientes:
- Leite de amêndoa (receita aqui)
- Café (de preferência expresso)
- 1 colher de café de cacau (ou meio quadrado de chocolate 85%)
- essência de baunilha e canela

Depois de aquecer o leite bati cerca de 1 min num mixer (varinha mágica) para criar a espuma. Se tiverem aquelas máquinas de café que têm a ponteira de vapor é o ideal para o efeito. O leite de amêndoa que faço já leva essência de baunilha, pelo que não precisei acrescentar. 
Dissolvi o cacau (ou chocolate 85%) no café, verti por cima o leite e salpiquei com canela.
Uma variação é bater o café com o cacau e 1 colher de chá de óleo de coco ou manteiga, ficará ainda mais cremoso e saboroso!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Empadão de Bacalhau e Repolho com molho Bechamél

Já tinha feito um empadão de repolho usando cubinhos de frango e bacon (receita aqui). Ficou delicioso e rapidamente pensei em experimentar uma versão usando bacalhau. Aqui em casa gostámos tanto da experiência que todas as semanas se faz. O que sobra fica para o almoço do dia seguinte ou para levar na marmita! ;) ;)


Ingredientes:

- 1 posta de bacalhau
- 1/2 repolho
- 2 cebolas cortadas às meias luas
- 4-5 alhos picados
- 1/4 de pimento vermelho costado às tiras
- 1 tomate cortado aos cubinhos
- 3 fatias de muzzarela de búfala
- azeite
- pimenta
- sal

Para o molho bechamél:
- leite de amêndoa (na quantidade de molho que se pretender fazer)
- couve flor (em proporção com a quantidade de leite, para engrossar)
- 1 colher de sopa de manteiga
- sal, pimenta preta e noz moscada

Numa caçarola com água, cozi a posta de bacalhau e depois desfiei, reservando a água.
Piquei o repolho num processador de alimentos. Ficou assim:


Num wok coloquei a cebola, o alho e o azeite e deixei fritar até que a cebola amolecesse.
Juntei o tomate e o pimento, mexendo de vez em quando e adicionei o bacalhau desfiado. Temperei com sal e pimenta preta.


Depois de tudo estar envolvido, juntei o repolho e à medida da necessidade, juntei um pouquinho de água de cozer o bacalhau. (se não for necessário, não colocar, pois a couve também irá libertar muita água duarante a cozedura).
Retifiquei o tempero de sal e pimenta e depois de me certificar que o repolho estava macio e cozido, transferi para um tabuleiro de ir ao forno.
Entretanto, para o molho bechamél, cozi cerca de 5 raminhos de couve flor numa mistura de leite de amêndoa com um pouco de água de cozer o bacalhau. Quando cozida, triturei até ficar um creme. Juntei a manteiga, o sal, a noz noscada e a pimenta e voltei a misturar.
Coloquei este molho bechamél por cima do bacalhau, juntei queijo muzzarela e polvilhei com farinha de coco (para criar uma crosta).
Levei ao forno a gratinar e servi. Ficou de chorar por mais...  :)


Brigadeiros de Amêndoa, Banana e Cacau

Esta receita surgiu da necessidade de aproveitar o "resíduo" de amêndoa que sobra quando se faz o leite de amêndoa caseiro. Para quem nunca fez e gostaria de experimentar, a receita está aqui e é muito fácil de fazer.
Esse resíduo nada mais é que amêndoa triturada sem a sua parte leitosa e com remoção de grande quantidade da sua gordura também, mas deitar fora é uma pena.
Esta é uma versão guloseima, mas também já fiz uma espécie de patê com ervas e fica muito bom também. Podem ver aqui.




Ingredientes:

- Resíduo do leite de amêndoa (ou 10 amêndoas picadas)
- 1/2 banana
- 1 quadrado de chocolate (usei 85% cacau da Lindt)
- 1 colher de sobremesa de mel
- 1 colher de sobremesa de óleo de coco
- 1 colher de café de essência de baunilha
- canela, cacau em pó e coco ralado para decorar

Numa frigideira coloquei a amêndoa, mexendo sempre até ficar sequinha. Juntei o óleo de coco, a banana picada, o mel, a baunilha e um pouco de canela. Com a parte de tras da colher fui esmagando a banana e incorporando nos demais ingredientes. Adicionei o chocolate partido, mexendo até que derretesse. 
Transferi esta massa para um prato e deixei que arrefecesse. Entretanto noutro prato coloquei canela, cacau em pó e coco ralado e misturei.
Com as mãos untadas com óleo de coco, fiz pequenas bolinhas e passei-as por uma mistura da canela, cacau em pó e coco ralado que tinha já pronta noutro pratinho.
Rendeu 5 brigadeiros.