sábado, 30 de agosto de 2014

Estavas Mesmo a Pedi-las...

Uma coisa que me afeta hoje em dia é a publicidade ENGANOSA à volta de certos “alimentos”, como se a Natureza fosse tão deficiente que não conseguisse produzir-los à altura de suprir as necessidades de cada um de nós, promovendo assim a nossa saúde. A preocupação geral é a de comprar os alimentos mágicos (eu disse alimentos…não cogumelos ahah), ou seja condição essencial, têm que estar rotulados de diet ou light ou zero calorias, ou que têm redução de gorduras …
 
E o que me dói mais são as escolhas para as crianças. No pequeno almoço, a praticidade reina e a opção unânime é a bela taça dos cereais. Alguém incutiu na mente destas pessoas que os cereais fazem bem e que são essenciais ao desenvolvimento e ao crescimento… 

 


Estas são péssimas escolhas. Estão carregadas de açúcar, de sódio e de aditivos.


Os lanches que levam para a escola são de por as mãos à cabeça… O bolinho está sempre presente, o suminho de pacote (porque diz que é feito com fruta natural, sem açúcar, leia-se está cheio de adoçante, intensificador de sabor e conservantes), as gomas que compram no intervalo, cheias de corantes… As batatas fritas de pacote, cheias de sódio e gorduras trans. O almoço, que muitas vezes é substituído por uma pizza ou hambúrguer, pois o servido na cantina, nesse dia, não agrada ou, como eu já vi, substituído por uma torta de chocolate daquelas que se compram.  E depois as crianças são hiperativas, as crianças não se conseguem concentrar e ter foco nos estudos… Pudera… E não menos assustador, as nossas crianças estão obesas !!! Lembrando ainda que o tecido adiposo é hoje em dia considerado parte integrante do nosso sistema endócrino! Isto é, ele, ao contrário do que se pensava antigamente, tem parte ativa na produção de hormonas no nosso corpo! E que podem, por essa razão, desencadear desequilíbrios hormonais valentes! Um exemplo são os estrogénios! Já se questionaram quando veem rapazes na praia com excesso de peso e com “maminhas”?? Ou porquê que as meninas cada vez mais têm a menarca mais cedo? Os nossos adipócitos (células que armazenam gordura), eles produzem estrogénio!! Outro exemplo de hormona por eles produzidos certamente já ouviram falar também, a Leptina! Ela age como um fator de sinalização para o nosso sistema nervoso central, regulando a saciedade e por isso, a ingestão alimentar. E sabem em que adipócitos ela é produzida em maior quantidade? Precisamente naqueles que formam a prega subcutânea (a banhocazinha que apertamos com os dedos na barriguinha... issoooo… agora que a apertaram…  é essa mesmo!!). E são só alguns exemplos… Estas crianças andam literalmente a ser alimentadas a trigo e açúcar!! E depois sabemos que picos de glicose no nosso sangue, fazem disparar a insulina, que entre outras coisas, é responsável pela acumulação da gordurinha .. (bola de neve oh nãoooo!!!) Meus amigos … fãs da Beyoncé … a resposta à pergunta dela “Who run the world…” não é “girls” … são as hormonas!! E até fica bem mais interessante o coro, ora cantem comigo agora: “Who run the world? Hormones…” (repitam… mais alto agora!)… :D :D :D Ok, continuando…

O trigo e o açúcar são altamente viciantes e têm um impacto extremamente negativo no nosso organismo e diversos estudos já demonstraram isso. A maioria dos alimentos que anda por aí rotulados de saudáveis, são riquíssimos… é verdade, mas em açúcares refinados, sal, gorduras de baixíssima qualidade e ainda têm na sua composição uma catrefada de aditivos alimentares tais como aromatizantes, adoçantes, intensificadores de sabor… (basta ler as letras miudinhas que aparecem nos rótulos), e que o pior de tudo, de nutrientes têm pouquíssimo além de que ativam, os mesmos recetores no nosso cérebro, do que quando há consumo de qualquer outra droga, daí a frase recorrente: “sou viciado em… doces; em…. bolachas…  em… massa” e por aí vai. 


Mas é isto mesmo que acontece connosco, entramos num ciclo vicioso que acaba de vez com a nossa saúde! Basta estarmos atentos às queixas da maioria das pessoas, gente jovem com problemas em dormir, com ansiedade, com stress, sem energia, com compulsão por doces (pois esta alimentação leva a que se criem picos de insulina no nosso organismo que fazem baixar rapidamente a nossa glicose sanguínea, aparecendo a fome louca mesmo pouco tempo depois de nos alimentarmos), adoecem por tudo e por nada, sentem-se inchados, sem disposição, e muitas vezes com dores de cabeça (este último exemplo com o qual me identifico… dores de cabeça recorrentes!!! By the way, a minha mãe, que sofre de enxaqueca crónica, hoje contou-me que há 2 semanas retirou glúten da alimentação e… surpresa… ainda não teve dor de cabeça!! Pode parecer pouco mas é uma grande vitória e uma bênção podermos contribuir para promover a nossa saúde e assim aumentar  a nossa qualidade de vida!)


Outra coisa que me faz comichão no nariz (em inglês, a lita comicha in da nouz) é nas dietas milagrosas das revistas (não há milagres nem pílulas mágicas!!) ou na rubrica de culinária dos programas de TV em que o que acontece muitas vezes é a preocupação extrema em tornar aquela receita o mais light possível… mas qual a base de pensamento? É sempre cortar nas gorduras (as más da fita…), substituindo a manteiga, por exemplo, uma gordura natural, vinda do leite, por margarina (a pior porcaria que podia aí andar…pois a gordura vegetal, por ser insaturada (isto é, tem ligações duplas de carbono nos ácidos gordos que a compõem) é líquida à temperatura ambiente e para ela adquirir textura cremosa, ela passa por um processo de hidrogenação! É a famosa gordura Trans!! Esta sim é a gordura perigosa que faz aumentar os nossos níveis de LDL e que se relaciona a problemas do foro cardiovascular! E não é só a que vem no pacotinho, pronta a barrar… ela está escondida em muitos biscoitinhos, mesmo aqueles da zona “dietética” do hipermercado, até rotulados de saudáveis e vejam só, sem glúten!! (não comam…pelo amor de Deus…). São muitas vezes feitos com óleos vegetais de pior qualidade, com elevado poder inflamatório no nosso organismo.

Por falar em glúten (podem ler mais aqui sobre ele), muitos pãezinhos que por aí andam, têm uma misturada de cereais (9 variedades por vezes!) e diz que até são ricos em fibra… e são integrais vejam só… Mas muitas vezes a farinha usada é a de soja. Esta maluca é uma traiçoeira… não confiem nela. Desequilíbrios hormonais são relacionados ao consumo de soja e produtos dela derivados, pois ela tem um efeito estrogénico! Problemas em engravidar, SOP (síndrome do ovário poliquístico) são alguns exemplos relacionados com o seu consumo.  Ah e não venham cá dizer que os chinezinhos ou os japoneses que comem tanta soja são os mais saudáveis … Não podemos isolar esse fator, eles não têm o mesmo estilo de vida do ocidental e não têm o mesmo padrão alimentar também! Eles comem muito menos comidas processadas do que nós, por exemplo. Não têm tanto cancro de próstata, ok, mas em contra partida têm índices elevados de cancro no estômago, tiróide, etc..


Outra coisa que se vê é substituir o açúcar por um adoçante artificial qualquer (sem ter a mínima noção do impacto que isso pode ter no metabolismo). Mas de quem é a culpa? Fácil…com tanta campanha da indústria alimentar… na TV, nas revistas, no facebook, e mesmo desinformação que muitos médicos passam aos seus pacientes, literalmente por não se atualizarem nas últimas descobertas e nos últimos estudos feitos na área da nutrição e saúde. Ou por se basearem em estudos sem credibilidade que hoje já estão obsoletos com resultados tendenciosos e sem evidência científica. E depois o mais irónico é vermos sair do médico pessoas carregadas de medicamentos para a sua condição e outros tantos para os efeitos colaterais que esses mesmos medicamentos depois provocam...qual o resultado? Caos metabólico, desequilíbrio no funcionamento de toda a nossa bioquímica!

Comidas fast food e comidas prontas… não obrigada. Elas são VE-NE-NO: sódio, acúcar, aditivos que levam ao ciclo: vício - ansiedade – compulsão. Já lá dizia um professor meu, se foi o homem a fazê-o mais vale não comê-lo (ahahah) e tem toda a lógica! Deixem de vez os alimentos processados, refinados, cheios desses venenos que nos estão a matar aos poucos!! Keep it simple!!


Só mais uma coisa, para quem ainda não se deu conta, a mensagem que é passada, de que uma alimentação saudável é a da roda dos alimentos, está completamente ultrapassada. (Agora um desabafo…muito me custava dizer aos meus alunos, para responderem de certa forma, se tal pergunta calhasse num exame e explicar-lhes quais eram realmente as minhas convicções e em que eu acreditava e que achava que estava certo…que colidia, em muitos pontos com o que vinha escrito nos manuais…) Ter como base da alimentação os cereais? Ingerir pouca quantidade de gordura pois ela é prejudicial ao nosso organismo? Gordura saturada é da pior que existe e é de evitar? Ter cuidado com a ingestão de ovos pois eles vão elevar o colesterol? NADA DISTO É VERDADE!! E está comprovado!!

Com todas estas substituições qual a conclusão que podemos tirar daqui? Que estamos a trocar alimentos na sua forma mais natural por outros altamente processados e de BAIXÍSSIMO VALOR NUTRICIONAL. Somos um povo em que há tanta abundância (felizmente) e vivemos com FOME. Sim porque o nosso corpo, com este estilo de vida está a definhar por dentro pois não lhe damos o que ele realmente necessita! A famosa frase – COMIDA DE VERDADE

Só ela traz benefícios incalculáveis. Somos na verdade aquilo que comemos! Façam boas escolhas, procurem sempre informação credível, junto de profissionais competentes, não se guiem por dietas milagrosas da moda, cheias de sacrifício, que não trazem benefíco algum.. e impossíveis de manter durante uma vida inteira... fujam dos alimentos alterados com redução de calorias, eles na verdade são pobres nutricionalmente. Ah e sejam muito mas muito felizes!!! Weeeeeee Endorfinaaassss!!!! :D :D :D



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Mousse de Abacate e Whey Protein


Ingredientes:

- 1/2 abacate
- 1 scoop whey protein de chocolate
- 1/2 chávena de leite de coco
- 1 colher de chá de cacau
- canela em pó a gosto

Triturar todos os ingredientes com a varinha mágica e se necessário ajustar o leite de coco até obter a consistência cremosa desejada.
O abacate deve estar bem madurinho ;)
Por cima coloquei granola paleo para dar uma crocância ;)

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Puré de Couve Flor e Mandioquinha



Ingredientes:

- 1 chávena de couve flor
- 1 chávena de mandioquinha 
- 2 colheres de sopa de leite de coco
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de chá de noz moscada

Cozer a mandioquinha e a couve flor e triturar no processador até reduzir a puré. Juntar o leite de coco e temperar com o sal e a noz moscada e voltar a mexer e fica feito! :)
Para dar uma graça à apresentação, coloquei 2 folhas de hortelã e pimenta rosa ;)

Fica delicioso a acompanhar qualquer prato de carne, como a sugestão que deixo aqui.



quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Tomate Recehado com shitake, muzzarella de búfala e ovo de codorniz


Ingredientes:

- 4 tomates
- 1 tira de bacon
- 1/2 cebola
- 1/4 pimento vermelho
- cogumelos shitake (usei desidratados)
- 4 bolinhas de muzzarella de búfala (40 g)
- 4 ovos de codorniz
- sal
- pimenta do reino
- gengibre me pó
- pimenta em flocos
- tomilho
- 1 cebolinho
- azeite
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- 1 abobrinha (courgette)
- queijo ralado para polvilhar


Demolhar os cogumelos em água por 30 minutos. 
Cortar a extremidade dos tomates e com uma colher, remover o seu recheio e temperar com um fio de azeite, sal e tomilho. 



Num tacho picar a cebola e refogar com o bacon cortado às tirinhas. Juntar o pimento, os cogumelos, a polpa do tomate e temperar a gosto e deixar cozinhar, mexendo sempre. 
Rechear os tomates com este preparado e abrir um ovo de codorniz por cima.



Voltar a colocar a tampinha do tomate e levar ao forno até que fique cozinhado. 

Para o "tagliatelle", bastou cortar a cenoura e a abobrinha longitudinalmente, em tirinhas, com um descascador e saltear numa caçarola com 1 fio de azeite, alho, sal e pimenta.
Por fim, salpicar o prato com cebolinho fresco picado e um pouquinho de queijo ralado.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Salada de Manga, Abacate e Muzzarela de Búfala



Ingredientes (para 2 pratos):

- Folhas de agrião
- 1/2 manga madura
- 1/2 abacate maduro
- 1/2 cebola
- 6 tomatinhos cereja
- 6 bolinhas de muzzarela de búfala (60g)
- 1 mão de camarões congelados
- sumo de 1/2 lima
- 2 nozes
- 1 cebolinho
- 1 ramo de salsa
- 1 colher de chá de gergelim tostado preto
- sal do himalaia
- pimenta rosa
- óleo de abacate (ou azeite)



Numa taça colocar a manga, o abacate e a muzzarela aos cubinhos, juntar a cebola e a salsa picada e temperar com o sumo da lima, 1 fio de óleo de abacate, o sal e a pimenta rosa. Envolver tudo e reservar.
No prato de servir, dispôr as folhas de agrião previamente lavadas, regar com um fio de óleo de abacate (ou azeite) e 1 pitada de sal. No centro colocar o preparado anterior, acrescentar os camarões cozidos (eu cozi-os 1 min no microondas com 1 pouco de água) e polvilhar com o cebolinho picado e o gergelim.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Mousse de Banana e Iogurte Grego


Ingredientes (2 taças):

- 1 banana madura
- 1 iogurte grego
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de chá de canela
- Raspa de chocolate

Numa frigideira colocar o óleo de coco, a canela, o mel e a banana às rodelas e mexer continuamente até as bananas cozerem e ficarem desfeitas.
Deixar arrefecer, colocar no fundo da taça e cobrir com iogurte grego. Com uma colher, dar uma mexidela sem misturar, apenas para criar o efeito das 2 cores.
Polvilhar com um pouco de raspa de chocolate.

* Quem tiver intolerância à lactose ou à proteina do leite, pode substituir o grego por um preparado de sementes de chia hidratadas por 2o minutos em leite de coco. 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Cheesecake Paleo


Ingredientes: (para 4 unidades)

Crosta:
- 2 colheres de sopa de amêndoa
- 2 colheres de sopa de noz
- 1 colher e sopa de óleo de coco
- 1 colher de chá de canela
- 4 tâmaras

Recheio:
- 2 colheres de sopa de ricotta (ou requeijão)
- 1/2 chávena de iogurte natural (ver receita aqui)
- 1 colher de sobremesa de mel
- 1 colher de sobremesa de gelatina em pó (natural)
- 2 colheres de sopa de água
- raspas de limão

Doce de Morango:
- 1/2 chávena de morangos congelados
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 colher de sobremesa de mel
- 2 colheres de sopa de água
- 1 pitadinha de sal rosa do himalaia

Para enfeitar:
- amoras
- folhas de hortelã 

Colocar a amêndoa e a noz no processador e triturar grosseiramente. Triturar as tâmaras descaroçadas e juntar ao anterior junto com a canela.


Adicionar o óleo de coco derretido e distribuir pelas forminhas, pressionando com os dedos.


Numa taça, misturar a gelatina na água e juntar a 1/4 do iogurte aquecido 15s no microondas e dissolver bem. Juntar os restantes ingredientes do recheio e misturar bem no processador.


Distribuir pelas forminhas, vertendo o preparado sobre a crosta de frutos secos e levar ao frigorífico para solidificar. Enquanto isso, preparar a compota de morango.



Para a compota, basta colocar os ingredientes numa frigideira e deixar ferver.


À medida que vai apurando, os morangos vão-se desfazendo e o molho tornando-se cada vez mais cremoso.


Agora é só empratar e decorar a gosto ;)

Shut Up!!! ;)


* Quem tiver intolerância à lactose ou à proteína do leite, pode substituir o iogurte e o requeijão por leite de coco ;)



quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sal Rosa do Himalaia


O Sal é o tempero mais básico que existe! Ele influi nos aromas de outros ingredientes, cortando no amargo ou reforçando a doçura. Além disso, aumenta a sensação de densidade dos alimentos, e da sua textura, o que ajuda  para que os alimentos resultem mais atrativos e saborosos! 

No mercado são enormes as variedades de sal que encontramos!

O sal de cozinha, nada mais é do que cloreto de sódio (NaCl), que pode ser iodado ou não. No entanto ele é processado para remover as impurezas e contém antiaglutinantes. 

O sal marinho é mais caro devido ao modo como é extraído, e contém um maior teor em minerais que o sal de cozinha. Ele pode apresentar-se em diferentes cores, precisamente devido ao teor em minerais que apresenta.

O sal Rosa do Himalaia tem essa coloração, devido ao teor em cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. É 100% natural, rico em minerais, promovendo um equilíbrio eletrolítico do nosso corpo, especialmente para quem pratica exercício físico, e que perde muitos sais minerais através do suor!
Também para criar momentos ZEN, desintoxicar e tonificar o corpo, relaxar a mente e despertar os sentidos, ele pode ser usado em banhos de imersão...hummmm!!!

Prefiram sempre um sal não processado, pois vão adicionar além de sabor, saúde e equilíbrio aos vossos pratos! 

* Se bem que o sódio seja muito importante, regulando o equilíbrio ácido-base no nosso organismo, o equilíbrio em água, intervém na contração muscular, na transmissão dos impulsos nervosos, no ritmo cardíaco, o consumo excessivo não traz benefícios! 

** Tenham atenção à quantidade de sódio que ingerem; pois ele está "escondido" em inúmeros alimentos, e cuidado com os substitutos do sal, como o famoso glutamato monossódico, presente em inúmeros alimentos especialmente os processados embalados, estando o seu consumo relacionado a complicações de saúde tais como arritmias cardíacas, cefaleia, fadiga, desorientação, depressão, perda de sensibilidade....Mais uma razão para optar por alimentos frescos, que sabemos a sua proveniência e que não foram adulterados com adição de substâncias altamente nocivas!!


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Patê de ervas e Amêndoa

Esta é uma maneira de reaproveitar a amêndoa que sobra depois de fazer o leite de amêndoa. Fica deliciosa, fresca, aromática barrada no pão, a acompanhar pratos de peixe ou mesmo no recheio de wraps ou crepes salgados!


Ingredientes:

- 1 dente de alho
- 1 cebolinho
- 1 raminho de salsa
- 1 raminho de coentros
- 1 chávena de amêndoa picada (que sobra depois depois de fazer o leite de amêndoa)
- sal do himalaia
- pimenta rosa (ou do reino)
- óleo de abacate (ou azeite)
- 1 colher de chá de sementes de girassol (opcional)

Picar o alho com o cebolinho, a salsa e os coentros. 

Juntar a amêndoa, o óleo e os temperos e voltar a picar.


Colocar numa taça e por cima colocar as sementes de girassol e enfeitar com salsinha. Pode guardar-se no frigorífico por 3-4 dias. 

Olhem só que delícia!!





terça-feira, 12 de agosto de 2014

Iogurte Natural, Iogurte Grego e Soro de leite (Whey)

Com 1 l de leite integral (eu usei o leite do dia, que não foi desnatado) e 1 iogurte natural (não açucarado), podemos fazer em casa os nossos iogurtes e ainda, se assim entendermos, obter o soro do leite (whey), que podemos usar em batidos, gelados, crepes...

Eu faço na famosa bimby, mas pode ser feito num fervedor com tampa, no fogão.

Basta aquecer o leite, a uma temperatura de 50ºC (4 minutos, TºC 50, Vel 1), misturar o iogurte (15s vel 4), e abafar (eu uso um saco de plástico à volta da bimby e cubro com uma mantinha polar) durante 8 horas (eu faço sempre durante 1 noite).

Desta forma temos iogurte natural (que vai ter uma consistência viscosa) que podemos usar diretamente ou distribuir por potes de vidro e depois, cabe à imaginação e ao gosto de cada um adoçar com fruta cozida, gelatina, doce...etc.


Se quisermos fazer iogurte grego, teremos que fazer o processo de extrair o soro de leite (whey). O soro de leite é o resíduo que se forma após a fermentação, rico em proteínas de elevado valor biológico e para o obter, basta colocar o iogurte num filtro (eu uso aqueles de pano para o café) e esperar que escorra o precioso líquido amarelado (demora umas largas horas). Esse soro deve ser guardado no frigorífico. 


O iogurte, que fica no filtro, adquire assim a consistência cremosa, típica dos iogurtes gregos :)


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Gelatina Whey

Aqui está uma sugestão para utilizar o soro de leite (Whey), quando fazemos iogurte grego caseiro! Uma gelatina proteica, de alto valor nutritivo e adoçada apenas com fruta :)

Ingredientes:

- 5 folhas de gelatina natural
- 250 ml de soro de leite
- 250 ml de água
- 1 chávena de morangos
- 1/2 banana

Aquecer a água com a gelatina até esta derreter, mexendo sempre.
Num processador, picar os morangos com a banana, juntar o soro de leite e voltar a misturar até ficar uma mistura homogénea.
Juntar esta mistura à gelatina, misturar com uma colher e levar ao frigorífico.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Panqueca Whey




Ingredientes (para 4 panquecas):

- 1 ovo
- 1/2 banana
- 1 colher de sopa de leite de coco
- 1 colher de sobremesa de farinha de banana verde
- 1 colher de sopa de farinha de amêndoa
- 1 scoop de whey protein
- 1 colher de café de canela
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de vinagre de maçã

Bater tudo no processador, untar uma frigideira pequena com óleo de coco e colocar uma pequena porção de massa.
Espalhar a massa por toda a base da frigideira, deixar que apareçam umas bolhinhas à superfície  e, com cuidado, pegar numa extremidade com as mãos e virá-la para dourar do outro lado.
Colocar uma cobertura a gosto. Neste caso foi 1 colher de sopa de iogurte grego caseiro, rodelas de kiwi e morango e um pouco de canela.